Comer excessivamente pode indicar problemas psicológicos
BY: Mônica Girão
Ansiedade / Depressão / Objetivos / Psicologia / Saúde Mental / Tratamento
Comments: Nenhum comentário
Vou contar para vocês um pouco da minha história. Todos que me seguem sabe que já fui obesa e que decidi fazer a cirurgia bariátrica. Isso não é novidade. Mas o meu processo interno antes da cirurgia foi muito intenso, e acredito que isso poucas pessoas saibam.
Antes de fazer cirurgia fiz terapia, para entender porque eu tinha um comportamento alimentar diferente. Por que eu comia tanto? Por que me sentia culpada? Descobri durante as sessões, que eu comia por ansiedade. Queria compensar meus anseios dando ao meu corpo um docinho, um pãozinho, uma comidinha gostosa para aliviar as tensões que estavam doendo dentro de mim.
Entendi que o caminho não era esse. Precisava me conhecer, compreender a raiz do problema e mudar. Foi quando me senti pronta para fazer a cirurgia. Reconhecer que temos um transtorno alimentar não é fácil, mas quando entendemos os nossos padrões de comportamento e porquê existirem nos libertamos e vivemos uma vida mais saudável em todos os aspectos.
Comer demais uma vez perdida, em uma festa, por exemplo, é normal. Mas se você faz disso um hábito, tome cuidado, pois pode ser um transtorno compulsivo alimentar. Além de não ser saudável para o corpo, o comportamento pode indicar a existência de algum problema psicológico, como a ansiedade que relatei.
Portanto, se você perceber que sua relação com a comida não está normal, busque ajuda psicológica e nutricional, para que você possa ter uma vida melhor, com mais saúde física e emocional. 💛
#transtornoalimentar #compulsaoalimentar
#comerporansiedade #façaterapia