3 Maneiras saudáveis de lidar dar com a culpa
BY: Mônica Girão
Aconselhamento de casais / Ansiedade / Carreira / Depressão / Destaque / Home Office / Objetivos / Psicologia / Saúde Mental / Tratamento
Comments: Nenhum comentário
-
Entenda que você não é perfeita e que errar as vezes é normal. O Erro faz parte do processo de aprendizado.
-
Se você realmente tiver pisado na bola com alguém, reconheça, peça desculpas. Admita o seu erro e se perdoe também. aprenda com o erro e mude o seu comportamento.
-
Sinta culpa apenas pelo seus atos, não pelo dos outros. Quando erramos devemos corrigir nossos erros, mas as atitudes das pessoas não são culpa nossa.
A culpa é um fardo que vem de pequenas coisas diárias como: “será que ele não me olha do mesmo jeito porque estou gordinha?” A culpa é minha mesmo… Ou “será que não fui aceita no emprego porque já sou mais velha… Acho que ela não fala mais comigo porque não fui uma amiga boa o suficiente… e por aí vai…
Carregamos um peso de culpa que muitas vezes não nos pertencente. Somos culpadas quando fazemos algo errado, que magoa ou prejudica a vida de alguém. Aí sim, devemos reconhecer o erro, pedir desculpas, aprender com ele, nos perdoar e entender que não somos perfeitas.
Todo sentimento de culpa que surgir sem partir dos nossos atos não nos pertence e é disfuncional. Essa culpa precisa ser tratada pois ela adoece as nossas mentes e não nos permite viver em plenitude.
Se você tem esse sentimento de culpa excessiva saiba que a terapia pode te ajudar a encontrar as raízes desse problema e te orientar a ter fortalecimento mental para enfrentar essas culpas que não são suas.
#culpa #façaterapia #terapiacognitivocomportamental