05 maio 2020

BY: Mônica Girão

Ansiedade / Carreira / Destaque / Objetivos / Psicologia / Saúde Mental / Tratamento

Comments: 8 Comentários

A escolha da minha profissão.

Em 2002 eu concluí o meu Ensino médio, e como muitos jovens vem a pergunta o que eu quero para minha vida? O que eu gosto de fazer? Eu vou trabalhar com que? Na minha cabeça só vinha que eu queria trabalhar, ter meu dinheiro e minha independência financeira, muitos jovens pensam nisso não é verdade? Então eu fui pensando qual matéria eu gosto mais? O que eu mais gosto de fazer? Com que eu me vejo trabalhando? E fui me questionando, me questionando e me questionando… É importante fazer isso hen? É uma auto reflexão com você mesmo!

Então conversando com algumas amigas e amigos após os meus questionamentos eu disse vou fazer vestibular (na minha época era vestibular não era Enem) rs… para Turismo e Hotelaria, eu gosto muito de geografia, história, aprender outros idiomas, outras culturas, acho que deve ser um curso legal! E prestei vestibular para Turismo em todas as faculdades, lembro que no primeiro dia da prova da UFPE me deu um nervosismo, uma dor de barriga e uma ansiedade danada, não passei na prova passei na época da Universidade Universo. Foi uma felicidade danada ter entrado na faculdade, via no rosto dos meus pais e minha avó Jeanett a alegria de ter a filha na faculdade. Lembro que rasparam a minha sobrancelha, voinha foi a primeira com a penaaa danada, mas super feliz! E meu avô Mozart me perguntava Moniquinha quando você se formar em turismo você vai ser o que? E eu brincava e dizia Turista vovô e ele me dizia não, você será Turismóloga!!! Doces saudades do meu avô!!!

Read More “A escolha da minha profissão.”

06 abr 2020

BY: Mônica Girão

Depressão / Psicologia / Saúde Mental

Comments: 2 Comentários

Estou em um relacionamento abusivo o que eu faço?

O primeiro passo é procurar ajuda!

Não importa o tipo de abuso: físico, emocional ou sexual, você precisa terminar o relacionamento. Você precisa se planejar antes para não tomar nenhuma decisão precipitada e no momento da dor e do sofrimento. Ideal para esfriar a cabeça e analisar a situação é procurar um lugar para ficar pode ser na casa de amigos, parente alguém da sua confiança onde você se sinta acolhido.

Em pleno o século XXI muita gente ainda acha que os relacionamentos abusivos não são tão comuns, mas a triste verdade é que sim eles são mais comuns do que imaginamos e muitas mulheres acabam sofrendo em silêncio, com medo de ficarem sozinhas ou porque amam demais estes homens, o que é mais triste ainda de se ver.

Read More “Estou em um relacionamento abusivo o que eu faço?”

10 fev 2020

BY: Mônica Girão

Bullying / Saúde Mental

Comments: Nenhum comentário

Sofrer bullying de irmão triplica risco de distúrbios psicóticos

Os efeitos do bullying, porém, podem aparecer somente no início da vida adulta

Por Ana Carolina Leonardi, de SUPER

Muitos estudos avaliam as consequências do bullying que acontece nas escolas e na internet. Mas, pela primeira vez, um grupo de pesquisadores se dedicou a analisar o que acontece quando o bullying vem de dentro de casa. E a notícia é triste: quem sofre bullying de um irmão ou irmã tem três vezes mais chance de desenvolver um distúrbio com sintomas psicóticos, como a esquizofrenia, no início da vida adulta. Read More “Sofrer bullying de irmão triplica risco de distúrbios psicóticos”

10 fev 2020

BY: Mônica Girão

Psicologia / Saúde Mental

Comments: Nenhum comentário

O diagnóstico da Depressão

O diagnóstico de Depressão é feito com base no exame clínico do paciente: os sintomas referidos e a história pessoal e familiar são as principais fontes de informação que permitem ao médico experiente firmar o diagnóstico.

Apesar de toda a evolução, não existem exames laboratoriais ou complementares que possam dar o diagnóstico de Depressão. Os exames – sangue, urina, tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, etc – são necessários para diferenciar a Depressão de outras doenças. Read More “O diagnóstico da Depressão”

10 fev 2020

BY: Mônica Girão

Psicologia

Comments: Nenhum comentário

Como escolher o psicólogo?

Dicas do que esperar antes de iniciar o processo, como reconhecer um bom profissional e sinais que indicam quando se deve parar a terapia.

Por Arnaldo Cheixas

Muitas dúvidas surgem sobre como escolher um bom profissional quando se quer começar um trabalho de psicoterapia. E também sobre como saber se o trabalho está caminhando bem. Elaborei este pequeno roteiro para ajudar quem não sabe por onde começar. 

Qual a diferença entre psicólogo, psiquiatra, psicanalista e psicoterapeuta? Read More “Como escolher o psicólogo?”

Side bar